Inscrições: até 18 de outubro de 2010
O DAAD, o BMZ (Ministério de Cooperação Econômica e Desenvolvimento) e a universidade FU Berlin estão convidando acadêmicos, membros de centros de e-learning e profissionais do setor privado na área de e-learning para participar na Alemanha da winter school “E-Learning na era da globalização” e da conferência Online Educa 2010, de 22 de novembro a 4 de dezembro de 2010. Os candidatos devem ser de países em desenvolvimento e ser alumni de universidades alemãs, ou seja, ter frequentado uma delas para fins educacionais ou de pesquisa por no mínimo 3 meses. É necessário ter bom conhecimento de inglês, pois será o idioma usado na winter school. O programa inclui workshops na FU Berlin, com palestras de experts e discussões, de 23 a 29 de novembro, e participação na conferência Online Educa 2010, de 1 a 3 de dezembro, em Berlim. Os convidados também participarão do seminário pré-conferência "Science from the Lab to the Public", que fecha o projeto europeu “e.KnowNet”. Com verba do DAAD, a coordenação da escola de inverno subsidiará custos de viagem (até 800 euros para participantes vindos da América Latina), estada em Berlim e taxa de participação no Online Educa 2010. Pedidos de mais detalhes e esclarecimentos, bem como as candidaturas, devem ser encaminhados até 18 de outubro de 2010, por e-mail, diretamente à coordenação da winter school: Dra. Nadia Juhnke: winterschool2010@cedis.fu-berlin.de Mais informações: http://www.cedis.fu-berlin.de/en/veranstaltungen/winterschool2010
Oferta para inverno e verão europeus 2011 já on-line! Prazo para inscrições conforme o curso. Programas sem bolsas para brasileiros.
Os cursos de férias das universidades alemãs são uma excelente oportunidade para quem deseja avançar nos estudos, enriquecer o currículo ou simplesmente ter contato com o ambiente universitário alemão. As instituições de ensino superior alemãs oferecem tanto cursos do idioma alemão (de iniciante a especializado), quanto cursos acadêmicos em temas específicos ou interdisciplinares, em praticamente todas as áreas de conhecimento. Consulte a relação: Summer Schools in Germany. Há cursos para graduandos, pós-graduandos e até mesmo para doutorandos e doutores. O valor do investimento varia conforme duração, área de conhecimento, cidade, universidade e o que está incluído no programa (sobretudo atividades extras e acomodação). Através do site acima, os interessados devem selecionar os cursos e verificar as condições para se inscrever. ATENÇÃO: Dúvidas e pedidos de inscrição devem ser encaminhados diretamente para as universidades. Embora a página on-line indique haver bolsas do DAAD para alguns cursos, estas não valem para candidatos do Brasil. Para brasileiros, o DAAD oferece bolsas para o Curso de Inverno de Língua e Cultura Alemãs (Winterkurs).
Inscrições de projetos até 15 de dezembro de 2010
Lideranças engajadas na proteção ao clima e na conservação de recursos, seja no meio acadêmico, empresarial, governamental ou no terceiro setor, podem candidatar-se a uma das (até) 20 bolsas anuais do programa da Fundação Alexander von Humboldt (AvH) “International Climate Protection Fellowships”. Os bolsistas passarão um ano na Alemanha, trabalhando com um anfitrião de sua escolha, em um projeto comum dedicado ao intercâmbio de conhecimentos, métodos e técnicas. De iniciativa do Ministério do Meio Ambiente da Alemanha (BMU), o programa visa formar uma rede internacional e sustentável para cooperação no combate às mudanças climáticas e suas consequências globais. Os candidatos não podem ter concluído a graduação há mais de 12 anos no momento do início da bolsa. Candidaturas até 15 de dezembro de 2010. Mais informações: International Climate Protection Fellowships.
mais info: http://rio.daad.de/index.htm
Nenhum comentário:
Postar um comentário