Apresentação
A Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho – UNESP tem a satisfação de convidar a comunidade de professores, pesquisadores, profissionais e alunos de Relações Internacionais para a 9ª Semana de Relações Internacionais, evento que ocorrerá de 31 de agosto a 2 de setembro na Faculdade de Filosofia e Ciências, Campus de Marília-SP.O evento é promovido pelos Conselhos dos Cursos de Relações Internacionais da UNESP (Campus de Marília e de Franca) e pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais, com apoio dos departamentos de Sociologia e Antropologia (DSA) e de Ciências Políticas e Econômicas (DCPE) da Faculdade de Filosofia e Ciências da UNESP, Campus de Marília-SP.
A Semana de Relações Internacionais se consolidou por sua periodicidade e projeção acadêmica, contribuindo para reflexões conceituais relevantes na área e para o fortalecimento do estudo das relações internacionais nos níveis de graduação e pós-graduação.
Desde a primeira edição em 2003, a Semana contou com a participação de profissionais e acadêmicos do Brasil e do exterior, abordando temas como “A Crise do Sistema Internacional”, “Integração e Fragmentação do Cenário Internacional”, “Idéias e Valores nas Relações Internacionais”, “Conflitos Políticos e Culturais”, “Novos Atores e Relações Internacionais”, “Política Externa na América Latina”, “Estadocentrismo e Desglobalização” e “Regionalismos e as Relações Internacionais” com resultados concretos consubstanciados na publicação de livros relacionados com o evento, o que permitiu sua transformação, a partir da edição de 2011, em um seminário de nível internacional.
A 9ª Semana de Relações Internacionais se apresenta como uma oportunidade para reunir professores, pesquisadores e alunos, promovendo o intercâmbio de idéias e experiências sobre o tema. As diversas atividades que compõem o evento pretendem apresentar e discutir a pesquisa que se desenvolve no Brasil e no mundo, as práticas mais importantes das Relações Internacionais e as perspectivas da área, tanto do ponto de vista teórico como das relações interestatais no âmbito do sistema internacional.
A amplitude do tema tem relação com a própria abrangência das Relações Internacionais permitindo a exposição de diferentes tendências teóricas e metodológicas e a busca de respostas para problemas complexos e plurais freqüentemente submetidos nos vários ambientes de atuação do internacionalista.
Dessa forma, a 9ª Semana de Relações Internacionais visa explicitar todo o panorama internacional contemporâneo, envolvendo o processo amplo de globalização, os vários pólos de poder, o questionamento do papel do Estado-Nação e as perspectivas de suas relações no sistema internacional, bem como refletir e compreender o cenário atual, onde cabem discussões sobre as tendências teóricas, metodológicas e práticas, tarefa de central importância para a formação intelectual dos atuais estudantes de Relações Internacionais.
INFORMAÇÕES: http://9semanaderidotcom.wordpress.com/
Bora pra Semana de RI em Marília, colegas!
ResponderExcluirDeem uma olhada nos palestrantes.. essa edição está interessantíssima. Imperdível :)
Sim esta muito interessante mesmo!!
ResponderExcluirA Ponte e a Fila - A História de um Filho da Puta Honesto
ResponderExcluirDISPONIVEL NO SITE DA LIVRARIA E SARAIVA E CURITIBA
Resumo
O grau de honestidade, de certa forma, sempre foi tratado como um tabu. A esperança em encontrá-lo de forma satisfatória nas outras pessoas é o que fazem alguns não enterra-lo dentro de si próprio de uma vez por todas.Ninguém quer ser vitima dos desonestos, mas, às vezes, fazem vitimas para os iguais.
Compartilhe
Autor
Sufi, Sergio
MAIS IMAGENS
•
Detalhes
Em nossa contemporaneidade, mas no passado distante, Laura Santos, uma órfã abandonada no portão de um convento, ainda bebê recém-nascido, foi encontrada pela irmã Sofia, uma freira, que com a ajuda de outras irmãs a criou e a educou dentro dos princípios cristãos. Aos seus dezessete anos, em uma investida de caridade, Laura conheceu Rebeca, uma drogada, interna em um hospício. Laura, em sua ingenuidade, achou ter encontrado uma amiga, porém, Rebeca a desvirtuou dos caminhos e das práticas cristã, levando-a à prostituição. Já pós-Balzaquiana, e conhecendo os dois lados da vida, resolve dar um sentido à sua existência, concebendo um filho e ensinando-o, na sua concepção, o lado mais compensador da vida, pela sua experiência. O certo é que o menino foi aprimorado e se tornou o filho de uma puta honesto! Mas, mesmo na fase adulta, seus empreendimentos eram escassos. Formado em história, vivia conspirando contra a própria história da humanidade; sempre reinventava interpretações, que embora lógicas, não tinha como prová-las. Nos fatos históricos, que podiam ser temperados com profecias, para cada acontecimento, como marco na humanidade, criava hipóteses em forma de teorias, que ele norteava como certa, ainda mais quando essas podiam ser recheadas de algo divino, nestes acontecimentos. Quando perde a mãe por uma doença terrível, desenvolve em si um estado de inércia que nada parecia ter a menor importância. Assim, algo extremamente cotidiano o desperta para vida. Então, resolve ser um político, como forma de ocupar-se e trazer um novo sentido para a sua existência. E daí? Um filho duma puta honesto ele conseguiu ser! E agora como político! Será que ele conseguirá ser um político honesto? Esta é a historia de A Ponte e a Fila!
Informação Adicional
Autor Sufi, Sergio
ISBN 978-85-7923-251-0
Páginas 243