O OpenCourseWare Unicamp é um portal que tem por finalidade hospedar conteúdos educacionais em formato digital, originários de disciplinas de cursos de graduação e oferecidos à comunidade gratuitamente, observados os Termos de Uso.
Disponibiliza amplos espaços para a hospedagem, no intuito de abranger todas as áreas do conhecimento e seus segmentos, tendo como apelo mais forte o compartilhamento.
Inspirado em um consórcio denominado OpenCourseWare, que congrega mais de cem instituições de ensino superior em todo o mundo, para promover e compartilhar conteúdos educacionais, com a missão de fomentar a educação e capacitar pessoas com abrangência global, o OpenCourseWare Unicamp não emite certificados ou diplomas, nem oferece suporte ou assistência dos autores aos usuários sobre o uso e os conteúdos dos materiais disponíveis.
Disponibiliza amplos espaços para a hospedagem, no intuito de abranger todas as áreas do conhecimento e seus segmentos, tendo como apelo mais forte o compartilhamento.
Inspirado em um consórcio denominado OpenCourseWare, que congrega mais de cem instituições de ensino superior em todo o mundo, para promover e compartilhar conteúdos educacionais, com a missão de fomentar a educação e capacitar pessoas com abrangência global, o OpenCourseWare Unicamp não emite certificados ou diplomas, nem oferece suporte ou assistência dos autores aos usuários sobre o uso e os conteúdos dos materiais disponíveis.
SITE: http://www.ocw.unicamp.br/index.php
Unicamp dá um ótimo exemplo.
Esse é o título da matéria sobre o OCW da Unicamp assinada por Gilberto Dimenstein no jornal a Folha de São Paulo. Confira!
A Unicamp é a primeira universidade brasileira a começar a disponibilizar o conteúdo de suas aulas para qualquer pessoa e sem nenhum custo na internet. Como vai funcionar ainda vamos ver, mas a ideia já saiu do papel --e serve como um belo exemplo de como uma instituição pública pode, com baixo custo, ajudar a educação de um país.
Quanto mais se usarem recursos multimídia, detalhando as aulas, mais atraente o material e mais chance de atrair alunos e ajudar a orientar outras faculdades. Todos, enfim, saem ganhando.
Não imagino que se consiga substituir a força do presencial. A convivência real estimula a criatividade e a resolução de problemas complexos. Já mostrei aqui como as grandes universidades americanas como MIT, Yale, Stanford, entre outras, abriram seus cursos e estão cada vez mais interessantes. Nem por isso são lugares muitos disputados. O que me contam aqui é que isso até estimulou o professor a ir além dos conteúdos, aprimorando suas aulas.
Quanto mais se usarem recursos multimídia, detalhando as aulas, mais atraente o material e mais chance de atrair alunos e ajudar a orientar outras faculdades. Todos, enfim, saem ganhando.
Não imagino que se consiga substituir a força do presencial. A convivência real estimula a criatividade e a resolução de problemas complexos. Já mostrei aqui como as grandes universidades americanas como MIT, Yale, Stanford, entre outras, abriram seus cursos e estão cada vez mais interessantes. Nem por isso são lugares muitos disputados. O que me contam aqui é que isso até estimulou o professor a ir além dos conteúdos, aprimorando suas aulas.
Em http://www1.folha.uol.com.br/colunas/gilbertodimenstein/908873-unicamp-da-um-otimo-exemplo.shtml
Nenhum comentário:
Postar um comentário