segunda-feira, 9 de maio de 2011

PROJEÇÕES DO MEDO é o tema da Mostra de Cinema a ser realizada no dia 10 de maio de 2011, na Cinemateca de Curitiba.


PROJEÇÕES DO MEDO é o tema da Mostra de Cinema a ser realizada no dia 10 de maio de 2011, na Cinemateca de Curitiba.

Pretende-se estabelecer paralelos e convergências entre uma  possível crise da mentalidade contemporânea e a produção de imagens e sons como parte de um processo de ressignificação dos medos advindos do avanço tecnológico e da perda da crença nos ideais políticos. A crise do pensamento após a década de 80 instigou na sociedade e, por conseguinte, nas artes, uma nova reflexão da ideia de morte, que continua em construção e transformação, como necessidade de um novo entendimento e convivência dos seres com seus medos.

O Cinema comporta-se como espaço ideal para a produção de universos simbólicos, sendo ele próprio um universo específico de criação e mutação de símbolos e simulacros. Tratando especificamente do cinema contemporâneo, em especial o cinema de curtametragem, interessa ao debate questionar as ferramentas narrativas de comentário e de provocação dos medos, e de que forma a produção audivisual reflete, ou é material refletido, do mal-estar contemporâneo, em especial o medo da morte e do desconhecido.

A curadoria do evento pretende formar um conjunto de curtasmetragens nacionais e estrangeiros, englobando história do cinema e da sociedade, estética, psicologia, política e temática, a partir de uma experiência do coletivo, numa discussão aberta a qualquer indivíduo, e não apenas a estudantes e especialistas da área.

Classificação 16 anos para todos os filmes.

Programação:

Às 18h:

Total do programa: 70’

VINIL VERDE (Brasil/Recife/PE, 2004, 16’ – DVD). Direção de Kleber Mendonça Filho.

Mãe dá à Filha uma caixa com disquinhos coloridos de músicas infantis. Filha pode ouvir os disquinhos, exceto o disquinho verde. Adaptação livre de uma fábula russa. Melhor Diretor, Montagem, Som e Prêmio da Crítica no Festival de Brasília. Selecionado para a Quinzena dos Realizadores, em Cannes 2005.

OS QUE CHORAM SOZINHOS - LOS QUE LLORAN SOLOS ( Espanha, 2009, 6’- DVD). Direção de David Gonzalez Rudiez.

Toda noite, no quarto, a avó doente inventa histórias para o neto e a neta.

ENTRE PAREDES (Brasil/PE, 2004, 15’ - DVD). Direção de Eric Laurence.

Possessividade, desejo, paranoia e culpa são sentimentos obscuros numa relação amorosa, onde o medo da perda e a desconfiança podem destruir a vida ou levar à loucura.

ENJAULADO (Brasil/Recife/PE, 1997, 33’ - DVD). Direção de Kleber Mendonça Filho.

Um homem atormentado por traumas e paranoias se tranca em seu próprio mundo. Uma versão de” Repulsion”, de Roman Polanski, mas com um homem no lugar da mulher e a paranoia da classe média brasileira no lugar do sexo.

Às 19h30:

Total do programa: 61’

GENESIS (Espanha, 1998 – 30’ - DVD). Direção de Nacho Cerdá.

Um escultor, traumatizado pela morte da esposa num acidente de carro, faz uma escultura da mulher, em homenagem à sua memória. Enquanto a peça de pedra começa sangrar, através das rachaduras, a carne do escultor se transforma em outra matéria.

AS CORUJAS (Brasil/CE, 2009 - 21’ - DVD). Direção de Fred Benevides.

Em qualquer parte, na noite, estarão as corujas.

OUTER SPACE (Áustria, 1999 – 10’ - DVD). Direção de Peter Tscherkassky.

Uma premonição de um filme de terror. O perigo espreita uma casa, à noite, inclinada, estranhamente iluminada. Apropriando-se de material do filme "The Entity" (1982), de Sidney Furie, em que uma mulher é violentada por um espírito maligno, "Outer Space" é editado com técnicas de reprocessamento, sobreposição, repetição, penetrando profundamente na superfície do filme, revelando emoções que se encontram reprimidas dentro do seu inquietante discurso, removendo o chão, mutilando rostos, como em um pesadelo. É o segundo filme da Trilogia "Cinemascope".

Às 20h30:

Debate com a presença de Célio Luiz Pinheiro, psicanalista e antropólogo, Nohemí Brown, psicanalista, e do cineasta Beto Carminatti, com mediação do professor do curso de Cinema Fabio Pinheiro.

Às 22h00:

Festa de encerramento no Blood Rock Bar.

Serviço

"Projeções do Medo: Mostra de Cinema"

Local: Cinemateca de Curitiba. Entrada franca.

Horário: Primeira sessão às 18:00hs. Segunda sessão às19:30hs.

Debate: 20:30hs

Festa de encerramento: Blood Rock Bar, ao lado da Cinemateca, a partir das 22:00hs. Entrada franca.

APOIOS: FUN FOTOS, AVALON TÁXI AÉREO, GATELERIA CAXIAS, LIVRARIAS CURITIBA, BISTRÔ COROA DO REI.

REALIZAÇÃO: FACULDADE DE ARTES DO PARANÁ, FUNDAÇÃO CULTURAL DE CURITIBA, CINEMATECA DE CURITIBA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário